Eclipse solar hoje: saiba horário e como assistir ao 'anel de fogo'
- Halysson Darago
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O eclipse solar conhecido como “anel de fogo” ocorre nesta quarta-feira (2) e poderá ser visto em diversas regiões do planeta, incluindo o Brasil. O fenômeno acontece quando a Lua passa na frente do Sol, contudo, por estar um pouco mais afastada da Terra, não consegue cobrir totalmente o disco solar, como seria em um eclipse total. Por isso, quando os corpos celestes se alinham, formam a imagem de um “anel de fogo” que fica visível por cerca de sete minutos. O eclipse anular estará visível parcialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O que é e como acontece o 'anel de fogo'?
Um eclipse solar acontece quando a Lua, a Terra e o Sol se alinham, fazendo com que a esfera lunar bloqueie por um curto período o brilho do Sol. Em um eclipse total, a Lua está totalmente alinhada à Terra e ao Sol, impedindo completamente que a luz solar chegue ao nosso planeta. Neste caso, é como se o dia virasse noite por um instante.
Já no eclipse anular, a Lua está no ponto mais afastado da órbita terrestre e, por isso, não conseguindo bloquear completamente o Sol. No ápice do eclipse, quanto todos os elementos estão alinhados, a Lua encobre 93% do centro do Sol, dando a impressão que tem um “anel de fogo” ao redor.
Qual é o horário do eclipse solar de hoje?
O eclipse anular poderá ser visto em algumas partes da América Latina, especialmente no sul do Chile e da Argentina. No Brasil, contudo, não será possível ver o fenômeno totalmente, mas sim um eclipse parcial do Sol na região Sul e também nas áreas mais ao sul do Sudeste e Centro-Oeste. Isso ocorre porque a visibilidade depende muito do ponto no qual o fenômeno está sendo observado. Neste caso, quanto mais ao sul, mais encoberto o Sol. Nas Ilhas Malvinas, por exemplo, será observado um eclipse total. No Brasil, o fenômeno acontecerá ao anoitecer, mas o horário poderá mudar conforme a região, confira:
Espírito Santo: 17h07 às 17:45;
Goiás: 17h08 às 18h10;
Mato Grosso: 17h07 às 18h00;
Mato Grosso do Sul: 16h46 às 18h26;
Minas Gerais: 16h59 às 18h15;
Paraná: 16h43 às 18h32;
Rio Grande do Sul: 16h30 às 18h41;
Rio de Janeiro: 16h59 às 17h59;
Santa Catarina: 16h41 às 18h34;
São Paulo: 16h51 às 18h23.
Commentaires